Nível de Blindagem

Nível de Blindagem

10 de dezembro de 2018 0 By kadusouza

A blindagem nível NIJ III-A corresponde a um padrão internacional que oferece proteção efetiva à diversas munições modernas, mesmo em caso de disparos repetidos de automáticas e semi-automáticas atingindo exatamente um mesmo ponto. Veja a tabela balística abaixo para mais detalhes.

Veja o significado de algumas abreviações:

  • FMJ (Full Metal Jacket) – Corresponde a projéteis revestidos com uma camada de liga de cobre ou aço, proporcionando aumento da sua capacidade de penetração.
  • JHP (Jacketed Hollow Point) – Designa projéteis revestidos e com um buraco na frente, objetivando a expansão e fragmentação durante o impacto, resultando em maior estrago em tecido vivo.
  • JSP (Jacketed Soft Point) – Representam um meio termo entre o poder de penetração das FMJ com o poder de destruição da JHP. Seu projeto é semelhante ao JHP com o buraco coberto com um metal macio como o chumbo (por isso “soft point”).
  • LR (Long Rifle) – Tipo de munição .22 longa, para uso em rifres.
  • ACP (Automatic Colt Pistol) – Munição 45, projetada originalmente para pistola Colt semi-automática.

Manta de Blindagem

Chama-se manta de blindagem, o revestimento situado abaixo da lataria do carro, responsável pela blindagem. Esse revestimento pode ser na forma de placas de aço ou Kevlar (mais comum recentemente). Ambos são igualmente eficazes, sendo o último mais leve, proporcionando vantagens quanto ao consumo de combustível, menor desgaste da suspensão e dos freios.

O objetivo de qualquer blindagem profissional é proteger toda a extensão do veículo, impedindo que qualquer pequena área esteja vulnerável. Por isso, em complemento aos vidros blindados, a manta deve se extender pelo teto, portas e vigas.